Viagens Pós Covid – um guia rápido de como recomeçar

Era uma vez um mundinho globalizado, onde as pessoas iam e vinham de onde e pra onde quisessem, viajavam e exploravam todas as belezas que o mundinho oferecia. Até que um dia apareceu um vilão chamado Corona Virus, e viramos todos ‘quarenteners’.

Bom, nem vou me estender muito na história acima, porque todos nós sabemos o final. Lá em março, jurávamos que em questão de 1 ou 2 meses tudo estaria normal e voltaríamos a viajar. E eis que já estamos quase em setembro.

Saudade de aglomerar com os amigos, né?!

Estou já elaborando este post há uns dois meses. Mas são tantas as expectativas e mudanças, que estava difícil de finalizar. Números sobem e descem, fronteiras abrem e fecham, vôos confirmam e cancelam. É isso que vemos diariamente no mundo do turismo.

Então, vou tentar aqui fazer um resumo do que esperar a partir de agora para as nossas viagens, seguindo pesquisas e publicações da área, além de um toque pessoal do que eu, Priscila, penso sobre tudo isso. Vamos lá?

Já pode sair?

Ô perguntinha difícil de responder…

Vemos aos poucos as cidades voltando a funcionar, dentro de uma série de cuidados e protocolos. Máscaras, álcool gel, higienização de ambientes fazem parte do nosso dia a dia, e muitos de nós já conseguimos sair para consultas médicas, mercado, e dependendo do lugar até uma refeição no nosso restaurante favorito já conseguimos fazer.

Já viu nosso post sobre os itens essenciais para levar em qualquer viagem ou passeio a partir de agora?

Mas e quando se trata de passeios e viagens? Como fazer? O que pensar?

A tendência é que a gente comece também aos poucos a retomar as nossas atividades de lazer. Primeiro com passeios dentro da nossa própria cidade e arredores, depois viagens curtas e de carro, para só depois passarmos a viajar para mais longe ou de avião.

Novos (e necessários) itens da bolsa de viagem

A verdade é que não tem uma regra certa, e sim o momento certo de cada um, e também de cada lugar. Porém, o momento ainda exige muita seriedade e responsabilidade de quem opta por começar a fazer seus passeios.

Respeitar os protocolos de cada lugar, usar máscara, álcool gel, e informar-se muito bem sobre o destino – mesmo que seja do lado de casa – é imprescindível neste momento, e por um bom tempo ainda.

E caso você seja do grupo de risco, ou tem alguém do grupo de risco em casa ou em contato direto com você, avalie se não é hora de esperar mais um pouquinho ainda. Senão, garanta que você poderá ficar 14 dias sem contato com pessoas deste grupo após a sua viagem ou passeio.

Escolhendo Destinos

Quer viajar agora? Então procure por destinos próximos a você, ou nacionais. E mesmo assim, verifique a situação atual da Covid-19 no destino escolhido.

Esta situação da Covid pode mudar de uma hora para outra. Portanto, acompanhe o andamento até a véspera, e mesmo assim esteja preparado para eventuais fechamentos de locais ou cancelamento de passeios durante a sua viagem.

Para ver o acompanhamento feito pelo Blog Viaje na Viagem sobre a situação do Covid19 em 100 destinos no Brasil, clique aqui.

Já se você quer viajar mais pra frente, em 2021 por exemplo, é uma boa hora para você começar a planejar e preparar a sua viagem, tanto para destinos nacionais quanto internacionais. Ainda é cedo para falar sobre situação da Covid e fronteiras no ano que vem, mas mais abaixo te explico como se preparar com segurança para qualquer eventualidade.

Fronteiras Fechadas

As viagens internacionais por enquanto estão em suspenso pois grande parte das fronteiras internacionais permanecem fechadas ou com restrições.

Algumas que estão abertas exigem 14 dias de quarentena antes de você poder passear e conhecer o lugar, então talvez ainda não valha a pena fazer esta viagem.

De qualquer forma, para quem quer viajar para fora do Brasil, aproveite o tempo para planejar, preparar-se, fazer suas reservas e até suas economias para a viagem.

Fazendo Reservas

Como falei acima, quando e se for fazer alguma reserva de aéreo, hotel, passeios, locação de carro ou qualquer coisa para a sua viagem neste momento, a minha maior dica pra você é : feche apenas tarifas que você possa cancelar sem custo ou apenas com taxa de serviço (consultorias), e invista no serviço de um agente ou consultor de viagens que te dê backup no caso de qualquer problema, alteração ou cancelamento.

O que se preocupar na hora de escolher um hotel?

Com reembolsáveis, você pode ter a tranquilidade de poder remarcar a sua viagem em caso de aumento do número de casos de Covid no destino, fechamento de comércio ou locais turísticos no destino por conta da Covid, fechamento de fronteiras e mais uma infinidade de imprevistos que possam acontecer.

Já o apoio de um agente ou consultor de viagem se provou bastante valoroso neste momento, uma vez que comprando suas viagens com estes profissionais, no caso de remarcações, cancelamentos e outros problemas, é ele quem vai te ajudar a resolver tudo.

Outro ponto bastante importante aqui, é você saber quais são os protocolos exigidos de cada estabelecimento ou hotel que vá frequentar, e ver se eles estão de acordo com o que é demandado ou com o que você precisa para se sentir seguro. Mais um quesito onde o auxílio de um agente ou consultor de viagens pode te ajudar.

Clique aqui para ver todos os protocolos exigidos pelo Ministério do Turismo para cada área do setor.

Seja Flexível

Ao decidir por viajar agora, lembre-se que tudo ainda é bastante volátil. Um lugar que está com casos em baixa, com tudo aberto e funcionando, pode de repente ter uma alta e fechar tudo.

Você está preparado para sair de casa e seguir todos os protocolos necessários para a sua segurança (e a dos outros)?

Além disso, todos os lugares tem que seguir protocolos, limitação de capacidade, garantia de distanciamento social, uso de máscaras, etc. Portanto, caso você ache que não vai se sentir a vontade com tudo isso, repense se não é melhor deixar seu passeio mais pra frente.

Vários hotéis suspenderam o serviço de camareira durante a estadia ou tem feito somente se solicitado. E este é mais um ponto a ser levado em conta, principalmente se você gosta de ter a sua limpeza diária garantida.

Veja aqui on post, com check list, feito pela Flavia, do Turismo em Família Blog, sobre os protocolos para hospedagem durante a Pandemia.

Parques temáticos, resorts e outros locais turísticos alteraram ou suspenderam algumas experiências. Portanto, tenha em mente que viajar pra lugares assim neste momento requerem flexibilidade e entendimento de que algumas coisas serão diferentes.

Conclusão da Tia Pri

Momento complicado este, não?!

A gente quer sair, precisa sentir aquela liberdade gostosa que tínhamos até o começo do ano. Mas para isso dependemos de tanta coisa!

Me recuso a falar em “novo normal”. Até porque tudo isso não é novo, e sim temporário. Um temporário necessário até estarmos todos mais seguros. Mas vai passar… e todos voltaremos a poder fazer tudo que fazíamos antes, e do jeito que fazíamos antes.

Acredito que o momento é sim de planejar suas viagens, e num momento como este, planejar com apoio de um agente ou consultor especialista, que te ajude e apoie é uma paz muito bem vinda.

Uma viagem preparada e com o apoio de um especialista é investir em segurança e sossego

E não falo isso só porque meu trabalho é este não! Em outros tempos, certamente este seria o caminho que eu tomaria. Sempre viajei com o auxílio de agentes de vigem e sempre fez a total diferença para a nossa família.

Outra coisa importantíssima neste momento: não confie em promoções mirabolantes na internet! Tenho visto muitos pacotes com preços impossíveis de serem praticados, e com risco enorme de virarem uma grande dor de cabeça mais pra frente. Cuidado!

Para finalizar, o mais importante que tenho a dizer é: não cancele seus planos! Viaje para perto, siga os protocolos ou aproveite para começar a planejar aquela viagem que você tanto sonha.

Vai passar! Você acredita? Eu sim.

Busque auxílio para um planejamento seguro e que te dê paz e tranquilidade neste momento.

E acredite! Tudo isso vai passar e logo colocaremos o pé na estrada novamente.

Quer conversar e conhecer nosso trabalho de planejamento e roteiro para viagem a Orlando? Clique aqui!

Quer planejar e cotar viagens nacionais e internacionais com apoio e segurança? Clique aqui!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.