No nosso último post sobre Buenos aires (veja aqui), falamos sobre o nossos passeios pelo bairro de San Telmo, mas deixamos de fora o último ponto do passeio: a estátua da Mafalda, famosa personagem das tirinhas do cartunista Quino.

Ela adora os Beatles, odeia sopa com todas as suas forças e vive questionando o mundo à sua volta. Sua visão humanista, contestadora e bem perspicaz do mundo conquistou milhares de fãs de suas histórias, que começaram a ser publicadas em 1964 e tiveram sua última edição em 1973.

Tá… mas o que a Mafalda tem a ver com San Telmo? Te explico caro leitor!!
Ali, continuando o passeio pela Calle Defensa, na esquina com a Calle Chile, está ela! Uma estátua de Mafalda colocada ali em 2009, e em 2014 – ano que ela completou 50 anos – ganhou a companhia de 2 de seus amigos: Manolito e Suzanita. O local escolhido foi a rua em onde vivia Quino na época em que ela foi criada. Bem pertinho da estatueta, está o edifício onde ele – e Mafalda – moravam naquela época.

É um ponto disputadíssimo para fotos! Aos domingos por conta do movimento na Feira de San Telmo, a fila para tirar foto com ela é enorme – mesmo! Se só puder ir neste dia, procure chegar por ali bem cedo. Mas a nossa dica é dar uma passada por ali durante a semana, e ter mais tranquilidade para aproveitar e tirar muitas fotos!
Paseo de la Historieta –
O que poucas pessoas sabem, é que esta estátua da Mafalda faz parte também de um roteirinho que passa pelas estatuetas dos principais personagens de quadrinhos e tirinhas argentinos.

É um passeio de dá pra fazer a pé, e ali ao lado da Mafalda mesmo tem um mapinha que você pode fotografar para seguir (mais infos aqui). A maioria deles nós brasileiros nunca vimos, mas é bem interessante conhecê-los e saber um pouco de suas histórias.
Ao longo do trajeto, além da Mafalda, Suzanita e Manolito, você pode encontrar com Isidoro Cañones, Larguirrucho e Super Hujitus, Matías, Don Fulgencio, Clemente, Chicas Divito, Patoruzú, Patoruzito e Isidorito, Gaturro, Don Nicola, Negrazón e Chaveta, Diógenes e el Linyera, Langostino e Corina, Inodoro Pereyra e Mandieta e La Jirafa.

Legal né? Um passeio bem interessante de colocar no seu roteiro.