![]() |
Placa de sinalização na estrada próxima a Key Largo FL |
Nos últimos dias, após o terrível incidente com o garoto Lane Graves, de 2 anos, na prainha do Hotel Grand Floridian, muito se fala sobre os jacarés e crocodilos na Flórida.
Cheguei a ler de tudo na internet… Pessoas com medo de ir, culpando a Disney, culpando os bichos, culpando os pais da criança.
O fato é que toda aquela área sempre (sim, SEMPRE!) foi o habitat natural desses animais, que foram perdendo seu espaço para a expansão das cidades. Tanto é que é um tanto comum ouvir (ou ler) relatos de animais que aparecem em lagos artificiais de condomínios, em piscinas
Orlando, por exemplo, é um pântano cuja área foi sendo aterrada para construção de tudo aquilo que vemos por lá hoje!! Alguém lembra da cena do filme dos Minions onde eles chegam a Orlando para a convenção de vilões? Então… pântano!!
Mas… hoje Orlando (e a Flórida em geral) é um lugar de férias… e nas férias ninguém costuma ficar ligado 24 horas por dia nos riscos naturais existentes. Muitos turistas talvez até desconheçam estes riscos. E talvez a falta de sinalização mais específica e direta faça falta nestas horas.
Na Flórida até hoje o único lugar que passei e que vi sinalização referente à existência de crocodilos foi na estrada para Key West, ao sul de Miami.
Ontem a prainha do hotel foi reaberta, agora com placas de sinalização e cerca na beira d’água. Mais placas de sinalização foram instaladas em outros hotéis e lugares do complexo que ficam na beira de lagos.
![]() |
Nova sinalização e cercas colocadas pela Disney |
Além disso, de acordo com os sites ClickOrlando e Mouseplanet, a Disney fez pequenas alterações em algumas de suas atrações que tinham a presença de crocodilos reais ou não:
- Jungle Cruise (Magic Kingdom): quem conhece as atrações, sabe que o guia do barco da atração sempre fazia algum comentário ou piada quando passava pelos enormes crocodilos que ficavam em uma prainha do percurso. Estas falas foram abolidas, e agora ninguém mais fala nada ao passar pelos animais (bonecos).
- Kilimanjaro Safari (Animal Kingdom): logo no início do caminho do Safari, tem uma ponte de madeira, onde os guias sempre faziam alguma brincadeira sobre a ponte estar condenada e poder quebrar e todos caírem no rio abaixo, que estaria cheio de jacarés. Lembram? Então… fala abolida também.
- A figura do Tic Toc – o jacaré da história do Peter Pan – que existia em um dos carros da Festival of Fantasy Parade, foi retirada também.
![]() |
Os crocodilos nada reais da atração Jungle Cruise |
Já no Living with the Land, do Epcot Center, os jacarés de mentira e de verdade continuam na atração, sem alterações.
Não se sabe ainda se estas pequenas alterações são apenas momentâneas, ou se serão permanentes.
E aí, o que você achou das mudanças?
Se você quer saber mais sobre os jacarés e crocodilos na Flórida, e quer dicas de como evitar acidentes, sugiro o excelente post sobre ataques de jacarés na Florida da Andreza Trivilin, do site Andreza Dica e Indica Disney.